terça-feira, 12 de maio de 2015

Leis de formação de funções polinomiais do primeiro grau e funções constantes

 Leis de formação de funções polinomiais do primeiro grau e funções constantes

Geralmente, ao analisarmos o cotidiano, não refletimos sobre uma gama de aplicações dos conceitos que estudamos rotineiramente. Pensamos que, tudo no período escolar básico, é uma atribuição do livro didático e estuda-se, em geral, para aprender, e, às vezes, para apreender.

As pronuncias são próximas, todavia, os conceitos são distintos. Quando se diz Apreender, busca-se aplicar a partir de uma definição matemática, um conceito escolar no convívio cotidiano, e em relação ao aprendizado, analisado aqui, fica, em geral, no que é e como faz, em raras ocasiões, como visualizá-lo no dia a dia.

O tema função polinomial de primeiro grau é um bom caminho para visualizamos um conceito matemático com apreensão e não como uma definição sem muitos desdobramentos. Sabemos que, para definirmos uma função, aspira-se por dois conjuntos não vazios, nos quais serão relacionados por uma regra, chamada de “ Lei de formação”, a qual relacionará as variáveis dos dois conjuntos que, do primeiro, chamaremos de domínio da função, valores independentes e o segundo, o qual conterá as variáveis dependentes,chamadas de contradomínio,que contem as possíveis imagens. Esse processo, feito por uma regra, numa relação de dependência dos elementos de um conjunto para com o outro, chamamos de função.

Uma aplicação da relação discutida até aqui é a tabela de tarifas da EMBASA, no final dessa lauda, da empresa baiana de saneamento da Bahia, que disponível em um sítio público, oferece um conjunto finito de aplicações de funções e variáveis que podemos destacar. É uma aplicação do conceito de função, presente mensalmente, na casa das pessoas e que muitas vezes, passa despercebida, pelas aulas voltadas para o ensino de funções e acredito que devemos, a cada dia, trazer exemplos próximos da nossa realidade para ilustrarmos aquilo que estudamos, e buscamos apreender e não aprender por aprender.

Vemos nessa tabela, a seguir, exemplos de variáveis independentes, no caso as definidas pelo intervalo de consumo de água, os dos preços a pagar, como um conjunto de variáveis dependentes  são descritas por regras específicas, analisadas dentro de cada faixa de consumo. As funções ilustradas podem se classificar como afins, lineares e constantes, pois cada faixa de consumo nos possibilita definir funções com essas características.

Podemos destacar também as restrições de domínio possíveis nesse exemplo,pois uma representação de uma das leis de formação possíveis nessa tabela, vemos que combinamos funções polinomiais afins, com funções constantes e cada uma é bem definida no seu restrito domínio,pois não estamos trabalhando com variáveis reais a variáveis reais, mas sim, com variáveis naturais a variáveis racionais e por isso a restrição de domínio analisada.

Assim, o conceito de função exibe a relação de dependência estabelecida entre os elementos dos  dois conjuntos não vazios, usando uma regra que nos mostra que em exemplos mais triviais e próximos da nossa realidade, pode-se estudar um conceito que nos parece distante e mostra-nos que é a grande meta que todos nós devemos almejar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Projeto Mídias e redes sociais

Projeto Mídias  e redes sociais